Hoje você aprenderá como obter a Segunda via Deso e solicitar outros serviços online. Para isso é importante ter em mãos o número da matrícula, você encontra facilmente esse número na sua conta de água.
Passo a passo para conseguir a Segunda via Deso
- Acesse a Agência Deso;
- Digite seu número de registro Deso no campo obrigatório;
- Clique em ok:
- Pronto, agora é só achar o mês que você tem uma dívida pendente, imprimir o boleto e pagar na casa lotérica ou banco mais próximo de você.
Conheça outros serviços da Deso na sua agência virtual;
Agora que você já aprendeu como conseguir a Segunda via Deso, é hora de conhecer mais sobre a agência virtual Deso, onde os clientes da empresa podem encontrar soluções, consultas, contatos, comícios e outras coisas relacionadas ao abastecimento de água.
- Negociações de Dívidas: Local que todos os clientes com dívidas pendentes devem consultar para saber quais documentos são necessários e outras informações importantes;
- Estrutura tarifária: Você tem dúvidas sobre os valores da sua conta de água Deso? Já que nesse tópico da Agência Virtual você precisa entrar e saber quais são as tarifas cobradas mensalmente de todos os clientes, lá você pode ver uma tabela muito bem elaborada com tarifas, categorias de consumidores, consumo de água no mês, valor exato e o famoso esgoto tarifa, cuja existência muitos reclamam, mas precisa ser elevada para que todo o sistema de esgoto do estado de Sergipe seja melhorado;
- Validar certidão negativa de dívida: Aqui pode validar a autenticidade da sua certidão negativa de dívida. Para isso, é importante saber o seu número de autenticação eletrônica e o número da matrícula do imóvel, que você já conheceu aqui no artigo, e o mesmo número com o qual recebeu a Segunda via Deso;
- Volume de consumo: Área da loja virtual rica em informações importantes como usar a água de forma racional, consultar saldos de contas e consumos, dicas do que fazer se o valor da conta de água for muito alto para o número exibido, hidrômetro, como carregar fazer testes simples para encontrar pequenos vazamentos e, por fim, para ajudar seu bolso e nosso planeta, como você pode reduzir o consumo de água por meio do uso racionado;
- Tabela de serviços: Aqui você encontra todos os serviços em uma tabela informativa, atualizada recentemente com os novos valores calculados pela Deso;
- Onde você paga sua conta: Muitos clientes optam por pagar sua conta de água Deso por débito direto de sua conta corrente. Para poder pagar suas dívidas futuras por este método, o cliente da companhia de água de Sergipe deve ser correntista nos seguintes bancos ( Banco do Brasil, Banco Santander, Banco do Estado de Sergipe S/A, Caixa, Bradesco, Itaú).
Se o seu banco estiver na lista mostrada, você precisa ir até a agência com o cartão da conta corrente e o número do registro Deso e informar ao caixa que deseja pagar por débito direto. O procedimento é realizado e com ele você é cobrado automaticamente todos os meses pelos valores gastos com consumo de água.
*Atenção: Clientes que optarem pela forma de pagamento já explicada aqui, aconselhamos que sempre tenham o dinheiro depositado em conta corrente, pois a falta de valores para desconto à vista no vencimento acarretará no bloqueio do abastecimento de água da conta corrente por atraso no pagamento de sua fatura;
- Orientação ao cliente: Outra área, muito utilizada na agência virtual Deso pelos clientes em geral, é informar sobre novas solicitações de ligação de água, alteração de posse de documento de pagamento, cortes de água, contas em atraso, detalhes de medição de casas individuais, orientações sobre como fazer o que para fazer se você vir um vazamento de água em qualquer lugar do estado;
- Consultas por e-mail: Na Deso, o cliente pode fazer consultas ou se comunicar com a empresa por e-mail. Esta ferramenta de comunicação permite aos interessados realizar os seguintes procedimentos ( Atualização cadastral / transferência de nome, comunicar vazamento, solicitação de ligação de água, corte de água e religação de água)
*Atenção: Cada procedimento listado acima contém seus formulários específicos. Ao preencher os campos, é bom que você insira corretamente as informações solicitadas, para que a área responsável da Deso possa avaliar seu problema e resolvê-lo no menor tempo possível.
Para mais informações sobre a Segunda via Deso, entre em contato:
- Número de emergência: 0800 079 0195 - A ligação é gratuita e você deve utilizá-la sempre que tiver um problema grave no abastecimento de água ou se perceber um grande vazamento de água no seu bairro;
- Telefone para religação e medição e troca de hidrômetro: Ligue 4020-0195 na capital e regiões metropolitanas, já quem reside em outras cidades do Estado de Sergipe deve utilizar o telefone (0xx79) 4020-0195. A Deso lembra que esses dois números devem ser usados apenas em horário comercial;
- Lojas de atendimento presencial: Todas estão abertas de segunda a sexta-feira durante o horário comercial. Para encontrar a mais próxima de você, é preciso acessar o site da agência virtual Deso e pesquisar um pouco;
- Atendimento ao Cliente: A Companhia de Saneamento de Sergipe mantém uma página dedicada com todos os horários de atendimento e telefones de contato para permitir que seus clientes tenham acesso aos serviços oferecidos pela Deso 24 horas por dia;
- Ouvidoria Deso: Não faz parte da agência virtual da empresa, mas em seu site, página da Ouvidoria, os clientes encontrarão formas de entrar em contato com a equipe responsável pelo atendimento da Ouvidoria Deso, que receberá suas manifestações, que podem ser enviadas por formulário, carta, fax, telefone fixo.
Um pouco sobre a história da Deso
Para encerrar o artigo "Segunda via Deso - Saiba como consultar, imprimir e pagar", onde você pode conhecer os serviços da agência virtual Deso e saber mais sobre as opções de contato para resolução de problemas no seu abastecimento de água. Trago abaixo segue um breve resumo da história da Desos, seus números e detalhes dos serviços prestados pela empresa:
Em 25 de agosto de 1969, a Deso foi constituída pelo Decreto Estadual nº 109 e alterações ao Decreto Estadual nº 268. Seu principal acionista é o Governo do Estado de Sergipe, pois detém 99% das ações da empresa responsável pelo abastecimento de água e esgoto tratamento.
Apenas os municípios de Carmópolis, São Cristóvão, Capela e Estância não pertencem à grande área controlada pela Deso, mas os outros 71 municípios são atendidos diariamente e recebem os cuidados necessários no tratamento de águas residuais.
Somando todos os clientes, chegamos a quase 2 milhões de pessoas, atendidas por inúmeros profissionais qualificados que trabalham dia e noite para melhorar o acesso à água potável. O compromisso da empresa com essa causa rendeu à empresa, inclusive, o segundo lugar em melhor índice de abastecimento do Nordeste, atrás apenas do Rio Grande do Norte.
São ao todo 29 nascentes espalhadas pelo estado de Sergipe, sendo estas superficiais enquanto poços profundos para captação de água utilizados para abastecimento totalizam 92. Tanto as nascentes superficiais quanto os poços utilizados pela Companhia estão bem conservados. e a captação de água dela é muito bem tratada por métodos modernos, até chegar às torneiras da população em geral.
Dando continuidade ao tratamento de água, a Deso possui cerca de 112 unidades de tratamento em sua rede de distribuição, sendo 4 utilizadas apenas na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.
A distribuição de água é realizada por sistemas integrados, a empresa possui vários na capital e interior do estado de Sergipe, são eles ( Integrado Adutora do São Francisco – ETA: João Ednaldo Oviêdo da Silva, Rio Poxim – ETA: Poxim,Cabrita – ETA: Cabrita, Ibura, Integrado Piauitinga – ETA: Largato, Integrado Itabaianinha,Integrado Sertaneja – ETA: Gilberto Freire, Integrado Semi-Árido – ETA: Cabrita, Integrado Agreste, Integrado Propriá – ETA: Propriá,Independentes ).
Qualidade da água distribuída pela Deso e várias vezes testada desde a origem até ao cliente final. Aproximadamente 3.535 amostras são coletadas a cada 30 dias para exames laboratoriais que confirmam e comprovam que a água que chega às torneiras da população está em perfeitas condições de uso.
Todos os resultados dos testes realizados pela empresa e outros laboratórios contratados são exibidos no site da Deso em arquivos PDF para qualquer pessoa interessada na qualidade da água.
A coleta de esgoto é realizada diariamente pela Deso, nas residências ou outros locais existem caixas coletoras de esgoto, é encaminhado pela grande rede coletora até uma estação de tratamento de esgoto onde a água chega e é devidamente tratada para que fique como foi retirada, ou seja, H. livre de contaminação, restaurado ao seu estado ambientalmente correto.
No site da Companhia de Saneamento de Sergipe, clientes, estudantes ou curiosos podem conhecer melhor os tipos de tratamento de efluentes que a empresa realiza.
A Deso não para no tempo, todos os anos são feitos investimentos para aprimorar toda a estrutura de abastecimento do país e, claro, seus profissionais estão voltados para sempre evoluir e se capacitar para os novos desafios que virão com o passar do tempo.