- Chegando lá você verá muitos ícones de serviços oferecidos, clique no "2 via de conta";
- Como você pode ver agora que para acessar o ícone "2 via de conta" necessário uma autenticação, então como esta e a primeira vez que você acessa o portal vai ter de clicar em "Não tenho login" para fazer um pequeno cadastro;
- Preencha o cadastro com CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, marque (Li e aceito os termos de uso) e clique em continua;
- Ainda com a pagina aberta, verifique no seu e-mail se o código de verificação chegou. Achou a mensagem pegue o código e digite o número em "Código de verificação". Crie agora uma senha de acesso, a mesma tem de ser forte que dizer ela deverá ter números, letras e símbolos, logo após clique em "Definir senha";
- Definida a senha, o sistema vai lhe encaminhar para a pagina de login, informe seu CPF e a senha que você criou. Pronto na outra pagina você terá acesso total a sua Segunda via Caesb. Clicando em código de barras ou Download um arquivo é baixado para seu dispositivo contendo sua conta de água;
![código de barras da Segunda via Caesb Print da pagina de acesso ao código de barras da Segunda via Caesb](https://www.tudoonlineagora.com/wp-content/uploads/2021/12/codigo-de-barras-da-Segunda-via-Caesb-1024x178.jpg)
Serviços do portal de autoatendimento Caesb:
- Acompanhar solicitação: Informe seu CPF/CNPJ e tenha informações de quando algum serviço solicitado será realizado ou como anda o procedimento do mesmo;
- Situação de débitos: Serviço que faz parte da área de 2 via do portal onde você poderá conferir se está com contas em aberto nos outros meses do ano atual ou anteriores;
- Contas pagas: Saiba quais meses foram devidamente quitados por você, caso não ache o mês espere um pouco pois no caso do pagamento de boletos o painel de pagamentos e atualizados em até dois dias uteis;
- Alteração de titularidade: Quando for necessário trocar o titular da conta de água Caesb, o cliente poderá utilizar o portal de serviços, porém o procedimento só poderá realizado se o cliente estiver em dia com sua conta de água;
- Revisão de conta: local para solicitar a revisão de conta, caso você veja que o valor do boleto ou conta não esteja batendo com o seu consumo real mensal;
- Parcelamento de débitos: Sim, a Caesb sabe que a nação sempre está passando por dificuldades, então ela criou este serviço para facilitar a vida de quem está com o orçamento apertado;
- Religação de água: Quando quitar sua divida deverá solicitar o religação da mesma, o a excursão do serviço vai demorar uns dias, mas não mais que 5 dias uteis. Caso o não seja estabelecido o serviço você deverá entrar em contato com a companhia para saber mais informações ( Canais de contato serão citados ainda neste artigo);
- Consultar falta de água: Muitas vezes a Companhia está fazendo uma manutenção programa do sistema, então sempre que estiver faltando água muitos dias procure esta área do portal para mais informações;
- Vazamento no hidrômetro: Não apenas vazamentos, mas qualquer problema com seu hidrômetro deverá ser informado urgentemente para você está salvo de qualquer culpa, pois muitas vezes o cliente não percebe o problema e acaba tendo de se explicar para a companhia pelo mal funcionamento, a mesma poderá pensar que a água está sendo furtada ( É muito comum que pessoas más intencionadas adulterem para que pareça um vazamento para desviar a água por outra encanação);
- Atualizar dados cadastrais: Sempre tenha seus dados em dia não apenas na companhia de água, mas em todas as empresas que você tem cadastro para o contato ser mais rápido;
- 1ª Ligação de água: No portal é possível até solicitar sua primeira ligação para isso você vai ter de informar seu endereço e muitas outras informações;
- Informar falta de água: No portal o cliente poderá falar sobre a falta de água, porém acho melhor você utilizar outros canais de atendimento para isso, estes serão informados em outro tópico;
- Agendamento online: Quem precisar fazer o seu agendamento para os escritórios regionais e postos "Na hora", deverá informar CPF e inscrição da conta de água Caesb. Com o serviço o agendamento o cliente tem a garantia de ser atendido e sem se preocupar com as filas que atrapalham tanto a vida dos brasileiros;
- Autoleitura: Local para informar a leitura de seu hidrômetro, sempre informe os valores reais que aparecem no mesmo, pois a Caesb sempre manda um funcionário fazer um visita surpresa caso os dados não estejam batendo com os meses anteriores;
- Alteração do dia do vencimento da fatura: Depois de quitar a sua fatura mensal da Caesb você poderá alterar a data de vencimento caso deseje, tenha em mente que o dia sempre sempre o melhor aquele que você recebe o seu pagamento;
- Ressarcimento da danos: Para solicitar o ressarcimento de danos o cliente tem de preencher um cadastro com todos os detalhes da situação ocorrida, não deixe faltar nada. Depois de enviado a sua solicitação a mesma será avaliada e logo um equipe será enviada a sua residência para verificar quais danos ocorreram, você pode ver tudo relacionado a este serviço acessando a pagina oficial sobre o ressarcimento de danos da Caesb.
Canais de atendimento da Caesb:
![sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal Foto da sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal](https://www.tudoonlineagora.com/wp-content/uploads/2021/12/sede-da-caesb.jpg)
- Central 115: Atendimento por telefone 24 horas por dia, entre em contato para saber mais sobre a sua conta de água, Segunda via Caesb, vazamento de água, falta de água, manutenção do sistema de abastecimento, código de barras para o pagamento e muito mais;
- Formulário de contato: Mande sua mensagem quando desejar através da Agência Virtual da Caesb. Sempre informe seus dados e todos detalhes sobre o problema ou duvida;
- WhatsApp: Atenção o atendimento via APP de mensagens está disponível apenas para Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina ( No momento em que escrevi este artigo apenas estes locais estavam no painel do site oficial, dependo do ano que você esteja lendo este texto mais locais talvez tenham sido adicionados);
- Postos de atendimento presencial¹: A Caesb conta com locais para o atendimento presencial de seus clientes, porém um agendamento é necessário que realizado, o procedimento correto já foi explicado no tópico sobre o Portal de autoatendimento aqui no artigo sobre a "Segunda via Caesb";
- Postos de atendimento presencial²: Ainda sobre os postos, eles estão localizados nos postos "NA HORA", no Gama, Riacho Fundo, Taguatinga, Ceilândia, Rodoviária. Tem também os escritórios regionais da Companhia de água, estes como os postos NA HORA funcionam diariamente no horário comercial;
- Ouvidoria Caesb: Tudo tem de ser perfeito, mas muitas vezes a prestação de serviço pela Caesb ou qualquer companhia ou empresa pode ter algum tipo de problema que prejudique o cliente, então o mesmo tem todo o direito de fazer a sua manifestação para reclamar sobre a sua situação, no caso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, você poderá está enviado a sua manifestação a mesma contendo todos os detalhes sobre o seu problema de mal atendimento através do telefone 3329-9000, presencialmente na sede da Caesb ( Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720 ) ou pela ouvidoria virtual no portal oficial da Companhia.